domingo, 24 de março de 2013

Bons livros

(Muitas coisas aconteceram na minha vida nesses últimos dias e não quero falar nada sobre isso aqui. Pelo menos não agora... mas precisava colocar esses parenteses antes de continuar a falar sobre qualquer outro assunto.)


Ah! Todo mundo sabe que ler um livro é legal e que ler um bom livro é uma experiência que nos leva além. Certo? 
Quero compartilhar algo que ocorreu recentemente e que me fez prestar ainda mais atenção naquilo que escolho ler.

Resolvi ler Alice No País das Maravilhas inspirada pela leitura d' O Mágico de Oz. Era madrugada e tinha acabado de terminar a leitura de Oz, então resolvi comprar a versão de Alice para kindle para ler imediatamente.

A leitura foi seguindo, mas estava achando muito ruim. Não conseguia me prender a leitura, estava tudo muito confuso e complicado. Fiquei decepcionada pois esperava amar tanto Alice quanto amei O Mágico de Oz. Daí comecei a reparar que minha versão do kindle estava cheia de erros ortográficos. E não só isso, também tinha erros de concordância e de tradução. Não era pequenos erros, que são até comuns encontrar, mas erros a cada página. E entendi o que estava acontecendo. Não é que a história é ruim, era a versão que eu estava lendo que foi tão porcamente publicada que mal conseguia ler. Dava desgosto.

Fiquei tão irritada que mandei mensagem para Amazon Brasil. Veja, eu não esperava muita coisa. Primeiro fiz uma resenha, dei a pior nota e sugeri que absolutamente ninguém comprasse aquela versão. Depois entrei em contato com o suporte da Amazon reclamando da situação do livro e questionando a revisão deles na hora de colocar um ebook a venda. Sério, versões em pdf gratuito e piratão que você encontra por aí estão melhores do que aquela versão. Deixo inclusive o link aqui para que NINGUÉM compre!

Reclamei mais pela raiva do que qualquer outra coisa. Ler um livro tão mal elaborado assim é ruim, porque você não entende o que está lendo. Dá desgosto mesmo, cansa, irrita... e até entender o que causava isso, quase abandonei a leitura de tão amarga que estava.

Enfim, depois de reclamado para minha surpresa tive resposta! O suporte da Amazon agradeceu meu contato, disse que iriam entrar em contato com a editora e investigariam a situação. Devolveram meu dinheiro (custou 2 reais sabe, mas enfim, devolveram kkk) e deletaram a cópia do meu kindle. Achei bruxaria eles realmente apagarem a cópia do meu kindle sabe? Até queria manter essa versão e já digo porque logo...

Decidi comprar uma versão física para refazer a leitura. E me surpreendi mais uma vez! A leitura fluiu naturalmente, porque além de todos os erros absurdos daquela versão do kindle, estava mal escrito mesmo. A versão da L&PM esta bem traduzida, bem escrita e digna como todo livro deve ser. E compreendi o quão importante é ler algo bem escrito. Não apenas a ideia ser boa, mas ser bem apresentada.

Li com muito prazer, mas infelizmente comparei as partes que já tinha lido com a versão digital. O que me deixou louca, porque a outra versão estava ainda pior do que eu imaginava. E eu queria ter uma cópia daquele lixo só pra comparar de tão cética que fico de saber que alguma editora realmente coloca aquela podridão a venda.

Daí (em homenagem a Duquesa), a moral da história é que mais do que nunca agora presto atenção em qual editora estou comprando determinado livro, quem traduziu, etc. Tem muito título publicado por editoras diferentes, em edições distintas e nunca prestei muita atenção nisso na hora de escolher meu livro. Agora essas questões tornaram-se tão importantes quando decidir que livro ler!

_

Quero fazer duas observações sobre isso...

  • Li outros ebooks no kindle. Tanto versões em inglês quanto em português e nunca tive problema algum. Sempre foram versões bem escritas e quase não há diferença entre o livro digital e o físico na questão de texto. A diferença fica por conta do formato, mas o conteúdo tem a mesma qualidade. Foi realmente um caso atípico que aconteceu com Alice e a própria Amazon já se prontificou em resolver. Não é nada alarmante, só uma infelicidade mesmo.

  • A versão digital podrinha atualmente custa R$4,99 na promoção, sendo que o valor original está em R$6,24. Quando comprei, paguei R$1,99. Realmente não entendo essas diferenças de preço, se é a Amazon que cobra ou se a própria editora. Lendo as informações desse livro, descobri que a editora que publicou é a AUDIOLIVRO Editora (!) e que a versão é de 2010. Vai entender... até pensei que eles só vendessem audiolivros mesmo. Pelo menos é o que o site da editora aparenta. Na página da Amazon não tem nenhum espaço para entrar em contato diretamente com a editora e pela resposta do suporte, eles próprios vão mediar essa questão de arrumar o livro, portanto não planejo entrar em contato com a editora não. Vamos aguardar e torcer para que de fato essa edição passe por revisões ou simplesmente pare de ser comercializada.





Um comentário:

  1. Que lindo que você vai atrás! Eu sei lá o porquê, estou pensando em nós comendo cupcake em Notting hill. Saudades de você. Também penso em nós na Amaral Gurgel. E você cortando os carros. <3

    Kindle é sucesso.

    ResponderExcluir