terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lendo no Kindle Paperwhite

Oi :)

Pois é!
Quando fui a Londres, acabei comprando um Kindle. Escolhi o Paperwhite por causa da iluminação. Na verdade eu tinha comprado o Touch numa loja chamada Argos. Eu gostei muito dele, mas quando fiz minha pesquisa pelo e-reader eu tinha preferido o Paperwhite. Pelo menos as resenhas que faziam comparações me convenceram. O fundo do Paperwhite, como o próprio nome já sugere, é branco. Enquanto nos outros modelos do Kindle, o fundo é cinza. Isso não tem taaanta influencia na leitura na verdade. Deixa mais destacado e tal, mas o que realmente me fez escolhê-lo foi o fato de ter iluminação própria.

Kindle Paperwhite
Normalmente, os e-readers não tem. Como um livro mesmo. Então precisa de uma luz para ler. Enquanto essa nova geração tem sua própria iluminação com uma tecnologia especial que faz com que a leitura, apesar de iluminada pelo aparelho, continue tranquila sem cansar os olhos.

Acabei comprando o Touch primeiro, porque os boatos diziam que o Paperwhite só seria lançado em dezembro no UK. No final das contas, lançaram antes. Daí, fiz um esquema com um amigo, vendi o meu Touch e comprei o Paperwhite. Sinceramente, não faz tanta diferença não. A memória e a bateria do Touch duram mais. Só que com o Paperwhite dá pra ler no escuro. Só isso. kkkkk

E ah. o Touch tava sem propagandas, enquanto o Paperwhite tem. Não sei como estão as vendas no Brasil, mas lá fora tinha a opção de comprar com ou sem propaganda. Claro que o Kindle sem propaganda é mais caro, mas como comprei na Argos, só tinha a versão sem propaganda e no preço justo. Valeu a pena, até porque ganhei um cupom de desconto bem digno!

Enfim.
Logo que estava com o Kindle em mãos, fiz minha conta no site da Amazon.uk e baixei uns 243456 mil livros gratuitos. Tem muita coisa de domínio público e eu queria treinar minhas leituras em inglês. Cara, é muito material. Fica viciante fazer isso, sério. Tem desde Emma, da Jane Austen como livros de física e da história mundial. Além deles, comprei o novo da J.K. Rowling, Casual Vacancy (Morte Súbita em português). Ah. Tem outra coisa!

O Touch tem áudio, enquanto o Paperwhite não tem. Ou seja, em um você pode ouvir um audiobook e no outro, bom... não. Se bem que não dá pra ler e ouvir ao mesmo tempo no Kindle Touch. Só se for aquela ferramenta experimental que vem no próprio aparelho, que uma voz robotizada lê o e-book.

De qualquer maneira, só fui ler MESMO um livro quando voltei ao Brasil.
Eu li um pouco do livro da J.K. Rowling e também da Jane Austen, mas nenhuma das leituras me prendeu muito. Fiquei até preocupada que fosse o e-reader, mas era a época que vivia.

Com a chegada da Amazon no Brasil, começaram a ter mais títulos disponíveis em Português, obviamente né? kkk. Daí, depois que li Jogos Vorazes, pesquisei os preços da sua continuação Em Chamas... e o e-book era o mais barato, mesmo comprarando com os preços da estante virtual. Comprei na loja da Amazon do Brasil, usei a mesma conta que tinha no Uk, só que mudei meu endereço pra cá. E no mesmo instante que você faz a compra, o livro já é transferido pro Kindle.

Li tudo em apenas um dia. Foi insano. A leitura foi tranquila e bem digna, como seria em um livro. Sinto falta de tocar no livro, mas não se perde nada lendo num e-reader, sendo ele qual marca for. E no Paperwhite foi ótimo. Quando era madrugada e ainda estava lendo apenas com a luz do abajur, a luz do próprio aparelho ajudou a não forçar tanto a vista. E durante o dia deixava a iluminação no nível mais baixo, pq não dá para deixar sem nenhuma iluminação.

Agora, o melhor foi:

Quando terminei de ler Em Chamas, estava doida pra ler a continuação. Era tipo, meia noite ou uma da manhã e eu queria o livro tipo, agora. Pelo próprio Kindle, acessei a loja da Amazon e comprei o livro. Em cinco segundos, A Esperança, o último livro da triologia dos Jogos Vorazes já estava no meu aparelho, pronto para ser lido. O que aconteceu, logo que chegou, continuei lendo e tals.

Foi a forma mais rápida de conseguir um livro que já tive em toda minha vida.

Então, quem tiver planos de investir num e-reader eu apoio totalmente.
Não conheço o Kobo e nem as outras marcas. Parece que algumas são mais simpáticas a leitura de outros formatos, como pdf. O Kindle lê pdf, mas não fica a mesma coisa que os livros no formato próprio para Kindle. Tem muita coisa de domínio público e os preços dos e-books estão justos. Não são ridiculamente baratos não, mas são mais baratos. Eu acho que a tendência é ficarem mais baratos ainda, mas também depende né? Tô pensando em títulos novos e muito procurados. Agora tem e-books na Amazon que custa centavos. É só procurar.

O prático também é na hora de levar o livro na bolsa. Ele é bem levinho.
Só que né.... vou ser sincera, o livro MESMO, é tão gostoso de ler. É muito importante termos opções diferentes de leitura e o e-reader é uma ferramenta muito importante para nossa época.

Se alguém tiver perguntas ou dúvidas e eu puder ajudar... fiquem a vontade :)
Espero que tenha ajudado em algo contando essa minha experiência. \o/

2 comentários:

  1. Ah, que bom ler sobre seu Kindle. Meu antigo nook quebrou e o que menos gostava dele era o fato de não ter iluminação e não poder ler com a luz do quarto apagada, antes de dormir. Eu penso, mais para frente, comprar outro e estou pesquisando todos os do mercado... Principalmente, quanto à leitura de pdf.
    Eu estou encantada com o Kobo Glo, que vi nas mãos na loja. Ele tem iluminação própria e é touch, mas ainda não sei bem se é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu queria muito ver um Kobo funcionando. Dizem, não sei ao certo, que ele lê melhor arquivos em pdf e tal. Olha, tem uma moça que sempre assisto no Youtube e ela fez uma resenha de Kindle X Kobo e linkou um monte de gente que fez a mesma coisa. Talvez ajude na sua pesquisa =D

      http://www.youtube.com/watch?v=XrjHrfG-OMc&list=UUmEKnMzbltaFyiA6H46IDng&index=11

      Excluir