quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O outro lado e outras histórias

Viajar provavelmente é uma das coisas que mais gosto de fazer.
Principalmente para destinos tão diferentes dos quais estou habituada... 

Neste momento estou sozinha. Cheguei em Paris antes de ontem, quando me separei do grupo do Geotrip. Na hora que desembarquei, foi triste a despedida, mas ao mesmo tempo eu me sentia pronta para a próxima parte da viagem.

Só que desde ontem tô me sentindo sozinha. Hahaha. Coisas da vida né?
Claro, eu sei que meus amigos estão perto, apesar de distantes. E eu também sei que é por pouco tempo, mas é como a frase do Christopher McCandless: "Happiness only real when shared."

Tem pequenas conquistas e alegrias que eu adoraria dividir com alguém!
E acho que o blog é uma saída para isso. Deixa recapitular tudo...

Ah, fiquei de contar o restinho das aventuras lá no Polo Norte né??

Fizemos um passeio de barco no penúltimo dia. Ali é um dos únicos lugares do mundo onde seria possível, no outono (quando o oceano ainda não congelou), navegar até uma geleira. E todos estavamos ansiosos, por várias razões. Primeiro porque visitaríamos Pyramid, a cidade russa abandonada. Depois, porque existia a possibilidade de vermos ursos polares, baleias e claro, as geleiras!!

Logo quando saímos avistamos um barco do Green Peace, o Artic Sunrise. Foi muito emocionante e surreal, porque o barco onde estavamos iria servir churrasco de carne de baleia. Argh. Pelo que entendi, seria permitido a caça as baleias para consumo dos nativos, local. E ainda sim de um tipo específico de baleia. Não sei direito, preciso pesquisar mais sobre isso. Se alguém souber, por favor, compartilha!

Enfim.. o frio era imenso, primeiro pq já tava frio, depois pq o barco em movimento fazia ventar bastante. As vezes ficava do lado de fora, sentindo um passageiro do Titanic hahaha e outras entrava e tomava um chazinho. Olha, eu amo o frio, mas tava frio pra cacete! Sério! Pra vocês terem uma idéia, usei uns produtos especiais que esquentam a mão e o pé. Nããããão, não são meias e luvas, que alias, usei uns especiais que comprei lá, bem quentes. São uns adesivos que aquecem por algumas horas. O pé eu nem senti o calor, só que ele não congelou! hahaha ( É sério, tava com uma bota que comprei no Brasil, bem simples. Não tinha nenhuma proteção contra o frio, então valeu muito) e da luva só sentia o calor quando me aproximava da brasa que tinha no convés.

O passeio no total tinha dez horas de duração. Logo no começo avisei, junto da Pri, uma amiga que fiz lá do pessoal da Geotrip, uma foca! Own. Linda demais. Elas são um pouco tímidas, então quando a galera começou a gritar, sair e fotografar... ela mergulhou e foi embora.. ahahah mas foi uma graça.

Tinham vários tipos de pássaros, alguns companhavam o barco tão perto que parecia que ia dar um rasante na nossa cara. Outros ficavam flutuando no mar e sempre fazia alguém confundir com uma baleia ou foca hahaha uns trolls. Só que fofos... mto fofos!

Conforme íamos nos afastando do continente, o frio aumentava. Era muito frio mesmo. Pqp. Só que valeu a pena. Antes da primeira parada rolou o almoço. Fiquei um pouco preocupada com a história de churrasco de baleia e levei uma comida desidratada, dessas de acampamento. Felizmente não precisei usar, pq além das carnes tinha arroz, salada e pão hahaha. Então já viu né?

Eu quase morri de felicidade quando vi o arroz. Não tinha tempero nenhum (alias a comida norueguesa, com todo respeito, eh horrivel asiufhadugf) era daqueles unidos venceremos sabe? E tinha um molho shoyu que enganava bem. Só que sinceramente quase chorei de emoção com o arroz! Que saudades da comidinha brasileira!!! kkkkk

Enfim... do churrasco tinha, além da carne de baleia, outras coisas exóticas. Do pessoal que experimentou, alguns amaram e outros detestaram. Disseram que tinha sabor parecido com figado. Arrgh. O que eu sei é que era muito fedido. E quando acabou o almoço, o homem lá deixou o fogo ligado pra galera se esquentar e esqueceu alguns pedaços de baleia na grelha... então a fumaça que nos aquecia fedia baleia. NOSSA MEU, AS ROUPAS SAIRAM DE LÁ FEDENDO, MAS ERA AQUELA COISA NEH, OU VC FICAVA NO ODOR OU MORRIA DE FRIO! ENTAO TODO MUNDO LIGOU O FODA-SE, CINSIUDHGIUDHGF

Bom. Chegando a Pyramid a coisa ficou tensa. Pq o guia já encheu a gente de medo, dizendo que tinhamos que ficar como um único grupo, pq havia risco grande de aparecer um urso polar. E descemos. É bizarro, triste e bem pesado o clima de lá. Dá impressão de uma terra bem contaminada. E no final descobri que a terra é mesmo contaminada. Não foi por isso que as pessoas foram embora de lá, mas ainda sim é bizarro. O guia ligou o 220v e saiu percorrendo a ilha e ia contando a história enquanto isso. E OBVIO que o grupo ia se dividindo né? Entre os humanos que andavam lentamente pra conhecer bem a cidade e os fotografos haha... daí o homem as vezes parava e xingava a gente. E ele xingava mesmo. Ahahah foi engraçado, mas deu medo, afinal ele tinha uma arma! Numa hora ele gritou mais ou menos assim: "QUANTAS VEZES TEREI QUE REPETIR QUE EH PRA SER UM UNICO GRUPO? E SE APARECE UM URSO? EU NEM QUERO IMAGINAR O QUE ACONTECERIA COM VOCÊS" mas pensa isso num ingles meio noruegues e um cara de 2 metros de altura bem BEM BEM virado no Jiraya!

Saindo de lá, fomos atrás do urso polar. Na verdade eles poderiam aparecer em qualquer momento da viagem, mas tinha uma certa ilha com uma carcaça de baleia e alguns nativos haviam avistados ursos por lá. Fomos. E não vimos nada :(

Tudo bem, seguimos para as geleiras. Elas são formadas de água doce e são lindas. Ali o frio era surreal. Eu quase chorei de frio auhaua. As geleiras são lindas e azuis. É algo impressionante mesmo. A imensidão da coisa. Como diria o Douglas, outro companheiro lá do grupo da Geotrip, era ali que acabava o mar e começava o gelo. Lindo.

O homem, dono do barco, churrasqueiro e o gigante de 2 metros puto com o grupo em Pyramid anunciou que iriamos tomar Whisky com o gelo da geleira. Eu achei que fosse lorota total sabe? Pior que não! Haviam alguns pedaços da geleira boiando pelo mar e ele pegou um arpão e foi quebrando tecos de gelo pra gente. Filmei isso pq foi surreal. E de fato, DE FATO, ELE SERVIU WHYSKY PRA TODO MUNDO COM GELO DAQUELA GELEIRA MALUUUCO. Pedi o meu com duas toneladas de gelo claro. Eu adoro mastigar gelo e aquilo foi o céu pra mim. Algumas pessoas disseram que o gelo delas estava salgado, por causa da água do mar, mas o meu era água docinha. O gosto é o que nós conhecemos mesmo. Só que tinha uma coisa louca sabe? Não sei explicar.

A volta demorou horrores. O barco ainda parou num determinado momento para recolher madeiras que estavam no mar. É que sabe, tava bem frio mesmo. Já mencionei isso? auhauhau. Chegamos congelados e felizes.

ALIAS! Na ida e na volta passamos em frente ao banco de sementes! Sabe? Eu sempre achei que fosse lenda essa história, mas é a maior verdade. Svalbard possui guardada, em um determinado lugar, dentro de uma montanha, todas as sementes do mundo congeladas. Quer dizer, não sei dizer se eles conseguiram reunir sementes de todas as espécies ou da maioria. Sei que passamos em frente a portinha de entrada. E é só o que poderíamos ver. Ainda que fossemos na frente da porta e pedíssemos pra entrar, não deixariam. A segurança ali é muito grande. Algumas pessoas do grupo pegaram um taxi e foram até a porta. Disseram que a porta é bonita. E é isso que sabemos hhahaha

No último dia, todo mundo correu pra comprar o que dava e daí, partimos pra Oslo. Viajamos pela SAS e foi um voo tranquilo. Já no aeroporto, uma parte do grupo se separou. Continuamos nosso destino pela cidade mais cara do mundo. Uma guia nos buscou e foi contando um pouco daquela cidade. O aeroporto de Oslo fica uns 40 minutos da cidade. E é tudo muito lindo e limpo. É mesmo o primeiro mundo do primeiro mundo. Chegamos mais ou menos 20hrs e não animei de ir até a cidade não. Pelo que a guia falou, tudo fechava as 22h e bom... era tudo caro. Fiquei no hotel com a maioria do grupo. Alguns ainda tiveram coragem de se aventurar pela cidade.

(ALIAS ACHO QUE JA CONTEI SOBRE ISSO TUDO ANTES NESSE BLOG NEH? FODA. NEM PRA ME AVISAREM! huauhahua)

Bom...
enfim. Que mais?
Saímos de Oslo cedinho e daí foi a parte mais tensa da viagem pra mim. Pq originalmente minha passagem era Oslo - Brasil, com escala em Paris, como de todo o grupo. Só que eu fiquei na escala de Paris e minha mala tinha que ficar também! Daí expliquei direitinho pro homem e ele etiquetou dizendo que ela seria droppada em Paris. Só que e a tensão até a mala chegar????? A sorte que ela chegou! UFA. Filmei o climão.

Depois, pq me despedi do grupo e fiquei sozinha. Literalmente. É horrível a despedida, ainda mais porque me apeguei bastante as pessoas. Foi um grupo bom....

Ok, depois da bagagem e das despedidas, tinha que achar o outro homem. Aquele que estaria com a plaquinha "bruna" e que me levaria ao hotel. E quem disse que o canalha apareceu? NADA! Daí tive que sambar loucamente pra conseguir ligar no hotel e descobri que eu tinha que avisar que tinha chegado no cacete do aeroporto.

Só que tinha oouuutro problema...

Eu precisava avisar qual o portão que eu tava. Só que Paris não é Noruega né? Aqui o lance é francês e eles não gostam de falar inglês. Esse lance é real. E são bem mais mal humorados. BEM mais. E o aeroporto de Paris é GIGANTE. Tem até metro e ônibus dentro daquilo. Então mesmo perguntando pro serviço de informações, não soube dizer onde estava. Daí não teve jeito, peguei um taxi. Paguei algumas dilmas na corrida, mas pelo menos não precisei pagar o translado do hotel.

Chegay. O hotel é BEM mais simples daqueles que fiquei na Noruega. E Paris, pelo que pude perceber, lembra bastante o centro de São Paulo. Tô numa região bem localizada, tem várias lanchonetes e mercados aqui perto. Até vi um carrefour minha gente! ahahaha 

Logo no primeiro dia, decidi visitar a Lush. Pra quem não conhece, a Lush é uma loja de sabonetes e produtos handmade e todo mundo sempre diz loucuras dessa marca. Não tem no Brasil e é caríssimo importar. Daí fui lá. Peguei o metro e claaaaaro, me perdi loucamente. Até pq tinha o medo e o conflito de estar num lugar tão novo e diferente. E que as pessoas nem sempre falam inglês. O metro dá medo. Sério, o de SP é mais limpinho e bonitinho gente. Só que né, quem se vira em Sp se vira em qq lugar e logo entendi a lógica da coisa. E fui direitinho.

Chegay na Lush e morri com os produtos diferentes. Comprei uma geléia de banho mano! GELÉIA! Eh um sabonete feito com agar-agar. E mano, eh mto cheiroso. É uma loucura. Enfim. Acabei comendo no mc donald's, pq precisava comer algo que eu conhecia. Fiquei uns 20 minutos pensando em como pedir, até que tomei coragem. Pedi um Big Mac sem carne e eles trataram como algo absolutamente normal. O que as vezes acontece no Brasil, mas tem outras que sempre tem uma piadinha do atendente. Pelo menos aqui não teve hahaha

Ok, depois disso voltei exausta pro hotel. Porém, voltei bem. E descobri que tinha uma lavanderia aqui perto. Ficou o plano pro outro dia.

Ontem então, acordei e fui tomar café. Comi um croassaint e pqp. É bom demais. Claro que tem 2423783894 toneladas de manteiga, mas é crocante e macio e saboroso! Hmm.. depois, fui procurar a tal lavanderia e fiquei surpresa quando descobri que pertinho do hotel tem uma feira livre! E tem coisas baratíssimas...

Não tive dúvida, voltei, peguei minhas coisas e fui passear. E fui na Sephora. E na MAC. E enfiei o pé na jaca. Ahahahah ainda mais pq tem tax free. Nossa. Pior que apesar de ter comprado algumas coisas, não foi caro. Valeu o investimento sabe? Além disso fui lavar as roupas. Caraaa! É igual a filme... você vai lá, não tem absolutamente ninguém cuidando da lavanderia. É uma loja, no meio de outras lojas...

Você vai, coloca suas roupas na máquina, coloca a moeda e ela liga! Assim... custam 4 euros pra lavar a roupa e 1 euro pra secar. E ainda tem a opção de comprar doses de sabão em pó e amaciante, por 50 cents cada. Filmei tudo isso tb. Gente, foi uma loucura! Só que né, fiquei 1h30min lá esperando a roupa ser lavada... deveria ter levado um livro. Se bem que fiz amizades. Alias, a lavanderia é um ótimo lugar pra fazer amizades pq todo mundo fica no tédio do macaco louco!

As roupas saíram quentinhas e limpinhas.... foi emocionante. Sério. Dá vontade de levar tudo pra lavar #aloka. Fiquei pensando se isso funcionaria no Brasil, mas acho que não. Não sei. Enfim.

Ainda almocei num restaurante desses de esquina, bem clássico. A salada e a batata estavam ótimas e o arroz parecia maravilhoso. Só que eles colocaram manteiga no arroz. MANTEIGA NO ARROZ. SABE? PQ SENHOR, PQ??? No começo achei interessante, mas EWWWWWWWWWWW não façam isso jamais!! É uma heresia!!! HORROR. E bom... descobri que aqui, como na Noruega, eles não cobram a água servida. Hoohho

Bom. Chega né?
Hahahah
Depois disso ainda tomei um café o starbucks aqui do lado, que é igual ao nosso. E comi um Brioche. Eh uma delicia, mas lembra bastante aquelas rabanadas de natal sabe? hahah sério. 

Hoje talvez vá para Versalles. É que eu tô bem borocochô, me sentindo sozinha e ainda dodói. A gripe louca do ártico ainda está em mim e hoje tá chuvoso e frio aqui. Aparentemente São Paulo está mais fria, mas sabe... vou decidir.

Eu sei que muita gente diria que eu tenho que aproveitar cada segundo, conhecer tudo que puder... só que sabe, ai, eu tenho que respeitar meu corpo e minha mente também. Ainda que eu não vá, posso mais tarde andar pelas ruas aqui e tá de boa. Amanhã pego o trem pra Londres, onde minha aventura recomeça. É um recomeço, pq lá será onde passarei dois meses da minha vida de estudos e muita confusão com uma turminha muito doida. hhahaha

Ah... enfim, to com saudades. Dos amigos, de abraços, sorrisos, carinhos... 
Em dezembro vou rolar no chão de tanto amar vocês. Aguardem!

4 comentários:

  1. Bom, vamos por partes:

    Não acredito que você foi ao Polo Norte e não viu o Urso, aliás, por isso você deveria ter feito a louca com o Guia, só para dar ao troco...kkkkkkk

    E cadê os vídeos, fala dele, mas não posta... AAAAAAAAAA

    E MAC e SEPHORA, minha nossaaaaaaaaa, a lush é mara!!!!!

    Se cuida fica bem!

    Qualquer coisa estou aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vem logo mina!! Até acordei mega cedo pq não consegui dormir de emoção!!! ahahahah

    ResponderExcluir
  3. Bruna, adorei seu post. Quantas novidades e que viagem incrível! Tô muito feliz por você. Aproveite bastante, mas, quando sentir vontade de ficar quietinha no hotel, aproveite também, ué? Aproveite para dormir, descansar, ver tv, para fazer o que der na telha.

    Beijo,
    Livia

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Bruna!!!!!!!!!! Eu chorei aqui!!!!

    ResponderExcluir